Realmente...como ninguém te amou antes.... Qualquer semelhança não é coincidência é realidade!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Solidariedade


Faz bem ser solidário. A solidariedade é estender a mão, ouvir, acolher a outra pessoa. É emprestar o ombro para que descanse um pouco de suas dores e angustias. A solidariedade é uma atitude generosa, um ato de gratuidade e de grandiosidade. 
A única finalidade da solidariedade é ajudar, pelo prazer de ver a outra pessoa liberta de suas amarras, de seus sofrimentos, pela alegria de ver um sorriso irradiar no rosto de quem ajudamos. Deve exercida sem discriminação de sexo, raça, nacionalidade, religião, afiliação política ou poderio econômico.
Ser solidário parece algo extraordinário nestes dias em que o tempo foge feito avião que desaparece no horizonte, ou ainda, nestes tempos em que tudo é movido pelo interesse econômico e financeiro.  No entanto, a solidariedade pode ser uma opção de vida. Isso mesmo! Pode-se escolher viver solidariamente com o meio ambiente, com o nosso entorno, com a comunidade, com colegas de trabalho, com familiares, com pessoas carentes. 
A solidariedade pode ser um abraço amigo, uma palavra confortante, ou um simples gesto de recolher algo que caiu no chão, ou abrir a porta para alguém. Pode, ainda, ser uma atitude ecologicamente correta, como a separação de lixos, a reciclagem ou a economia de água e de outros bens naturais. A solidariedade consiste em compromisso. Implica em doação, partilha, em consciência social, em atitudes transformadoras, que ajuda e corrobora na proteção e no crescimento da outra pessoa. A solidariedade se move pela convicção de justiça e igualdade. 
A solidariedade é atitude. Ultrapassa o ato mecânico de uma oferta material. Não é esmola, tampouco a doação de sapatos velhos ou de uma roupa usada. Vai além de simples conselhos ou julgamentos. A solidariedade exige, muitas vezes, fazer junto o caminho, transformando-se em luz e amparo ao outro - até que ele possa se firmar e reencontrar a si mesmo.
Quem escolhe viver solidariamente torna-se herói. Ganha força interior, paz e energia para vencer desafios. Deixa de ser apenas mais um sobre a Terra. Transforma-se em um ser especial, de luz, abrindo espaço para a beleza divina desabrochar feito flores de primavera.

Celica Vebber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deu certo! E agora?